quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Honório Costa um príncipe guerreiro na luta contra o preconceito



Honório Ferreira da Costa natural de Poá, cidade da grande São Paulo, 50 anos.  Ele é o quarto filho dos mineiros não alfabetizados  José Ferreira da Costa e Affonsa Antonia Costa.
Honório cursou o ensino primario na Escola Batuira na quarta série aprendeu com as Professoras Francisca, Algessiria e Marli Biani Papalardo o poder da leitura e da redação.
No curso ginasial não se deixou levar pelo ensino (Educação Moral e Civica) que dizia que os "PORTUGUESES" fizeram bem ao trazerem os negros de um continente sem cultura para o Brasil isso nunca entrou na cabeça dele sentia que alguma coisa estava errada.

Na adolescência mudou para concluir o ginásio e o colégio na E.E, Padre Simon Switizar, sofreu ataques homofóbicos por parte de alunos e até por parte de uma das diretora e de uma professora, que justicou seu preconceito com a religião católica, ao mesmo tempo se envolveu com partidos de esquerda e iniciou militancia em uma célula do MNU( Movimento Negro Unificado), no bairro de Calmon Viana (Poá), tudo isso somado a sua orientação sexual e a adesão à Religião Umbandista, que  chocou a comunidade.

Na época levado por uma amiga inciou curso de jazz e dança classica, mas sua paixão pela dança só explodiu quando na célula do MNU conheceu a Dança afro, a qual adotou como profissão.
Em 1983 Honorio Costa formou o primeiro grupo de dança afro da cidade de Poá, ensaiavam no pátio da Escola Padre Eustáquio, que também servia de depósito da Prefeitura, mas em seguida foram convidados a participarem da Academia Monaco,
Cursou enfermagem na Escola Adventista do Sétimo dia de Mogi das Cruzes, mas nunca exerceu a profissão.
Honório Costa com a maravilhosa atriz Zezé Motta

Seguiu caminho na militância negra da cidade com demais membros da comunidade. Participou das negociações para a fundação da Praça Zumbi dos Palmares em Poá, em 1992 tornou-se o primeiro colunista social negro do Alto Tiete e atuou por 17 anos no Jornal Noticias de Poá.









Honório Costa promoveu o primeiro Concurso de Beleza Negra no Alto Tiete intitulado Miss Afro, que mais tarde passou a ser Miss e Mister Afro.

Honório Costa com sua colega a jornalista Lucia Aves realizando o Miss e Mister Afro


Promoveu também, o Concurso Bela Senhora para mulheres acima de 45 anos entre outros prêmios, sempre prestigiando profissionais da cultura na região.



                                           Concurso Bela Senhora realização Honório Costa




Honório recebeu Prêmio Destaque em Comunicação, no Fórum de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa e  Mídia Eletrônica- ABIME, nesta foto, ele aparece com a presidente da ABIME- Jornalista Vera Tabach, ao seu lado esquerdo, estão também os jornalistas Diego Dos Santos de Santa Catarina, diretor da Revista Nécessaire-SC, e da Jornalista, atriz e cantora carioca, Karina Duque Estrada, que foram também homenageados, na Câmara Municipal de São Paulo.

Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho da Comunidade Negra de Poá.  E um de seus feitos, para a quebra de preconceitos e  apoio a liberdade religiosa foi promover duas Missas Afros, em parceria com a Igreja Católica ( Nossa Senhora de Lourdes), na sua cidade, com a presença de membros da Umbanda e Candomblé. 
Honório ocupa também o cargo de Secretario de Igualdade Racial do PSL e adminstra o blog- http://baobapoa.blogspot.com.br/


Ele é um guerreiro, com personalidade e postura de um Príncipe, que tem como objetivo o empoderamento da etnia negra na sociedade (fortalecimento da autoestima) e o reconhecimento da nobreza de seus ancestrais. Foi Honório  um dos incentivadores  de Vera Tabach, para criar o Diamante Negro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário